quinta-feira, 16 de março de 2017

O Carnaval de Sesimbra!

Pessoashians 2016


O Carnaval em Sesimbra…

Bom, para quem não sabe, o Carnaval de Sesimbra é a altura do ano mais importante para qualquer Pexito (Sesimbrense).
Durante, aproximadamente 1 semana, quem tiver uma taxa média de álcool no sangue inferior a 3,5 é considerado, oficialmente, mariquinhas. Durante essa semana, quem tiver uma média de horas de sono superior a 2h/noite, é ignorado pelos vizinhos, que deixam de lhe falar na rua, não é atendido nas lojas, e é provável que tenha a água cortada pelos funcionários da Câmara. Sesimbra, literalmente, pára durante 1 semana!!!

Atenção que a semana do carnaval é só o apogeu, o clímax, de toda uma existência dedicada ao carnaval! O verdadeiro pexito começa a preparar o carnaval com um ano de antecedência; estuda a fundo as diversas fantasias que vai usar, tem reuniões preparatórias com meses de antecedência, põe férias para não ter de trabalhar durante essa semana (quem trabalha fora de Sesimbra, é claro; quem trabalha em Sesimbra não precisa…). Só para terem uma noção, o primeiro baile de Carnaval do ano chama-se Baile Trapalhão, e, muitas vezes, é logo em Janeiro! Em janeiro!!!

Como nós não somos naturais de Sesimbra, ao início, estranhámos um bocado toda esta loucura e o facto de vermos uma funcionária do banco ou uma vereadora, normalmente vestidas de saia e casaco, a desfilar, seminuas, cheias de penas na cabeça; ou observar o senhor das finanças, que me cobra sempre a multa por pagar o IUC fora de prazo, a vomitar copiosamente enquanto canta “A barata da vizinha está na minha cama”. Mas como diz o grande escritor e pensador, Gustavo Santos, “primeiro estranha-se e depois entranha-se”, e uma vez que adoramos esta terra e já nos consideramos do mais pexito que pode haver (apesar de haver por aqui algumas disputas territoriais – os pexitos acham que quem vive acima de determinada linha na estrada já não é pexito, mas sim camponês…Enfim…são coisas muito complexas…) também começámos a levar o carnaval mais a sério. Ainda não conseguimos estar os 7 dias sem dormir ou tomar um copo de Johnnie Walker como pequeno almoço, o que significa que ainda não estamos totalmente integrados na comunidade, mas já nos conseguimos divertir à grande!!!

Pessoashians 2015

Pessoashians 2016

Petra 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário