sábado, 18 de fevereiro de 2017

A Mãe Fit #O que eu faço para não ter celulite ?


E pimbas... aqui está um dos assuntos com mais interesse para a mulher.

Primeiro que tudo, tenho de frisar, mais uma vez, que não sou médica nem sou especialista na àrea da nutrição. Sou sim, uma grande entusiasta sobre tudo o que envolve a actividade física, saúde e nutrição. Adoro desafios e adoro testar em mim diferentes crenças.
Desconfio sempre do primeiro post que vejo ou documentário que leio, principalemente aqueles que circulam no facebook ou no youtube. Quando tenho dúvidas vou à procura de fontes crediveis e que realmente comprovam, ou não, determinadas afirmações.

A celulite é daqueles temas que toda a gente adora opinar. Ora porque leu na revista ora porque a amiga experimentou e resultou.

Então vamos lá...

Mais importante que tudo é perceber O QUE É A CELULITE?


Por baixo da nossa pele temos o tecido adiposo com as células adiposas (gordura). Por baixo da gordura temos o músculo. O músculo está ligado à pele por fibras ou tecido fibroso. 
A acumulação de gordura, no corpo da mulher, é feita normalmente nestas zonas: coxas, barriga e nádegas. Mas varia de mulher para mulher.
À medida que a acumulação de gordura aumenta nestas zonas, a tensão entre o músculo e a pele aumenta. O tecido fibroso que liga a pele ao músculo continua forte e "puxa" a pele para baixo, em alguns pontos, formando aquele aspecto de casca de laranja.
Quanto maior for a quantidadede de gordura, nessas zonas, mais "buraquinhos" nós vemos. Por baixo de cada buraquinho está um tecido fibroso a puxar a pele para baixo.

Há vários graus de celulite e variam de acordo com a quantidade de gordura. Em alguns casos só se vê quando contraimos ou beliscamos a zona, noutros são visíveis sem ser preciso contração.

ENTÃO O QUE FAZER PARA ACABAR COM ISTO?

Se a celulite é uma acumulação de gordura não há método mais eficaz que fazer exercício físico regular e ter uma alimentação saudável. Ponto final, parágrafo!
Trocando por miúdos: essa gordura tem de ser "gasta" através do exercicio fisico e nao pode ser reposta através da ingestão de alimentos com elevados níveis de gordura ou açúcares.O que temos de fazer é queimar essa gordura.

Cremes, massagens, tratamentos a laser: ponham tudo dentro de um saco e deitem fora. Não há nenhum tratamento milagroso que acabe de vez com a celulite e se alguém vos tentar vender, acreditem que estão a ser enganados.
A única coisa que fazem é provocar um inchaço na pele de forma a esconder os sulcos ou aumentar a elasticidade do tecido fibroso de forma a que ele não "puxe" tanto. Mas a gordura, essa continua lá!!

Já pus e já experimentei esses cremes, quando era mais nova, sem conhecimento nem experiência. Têm todos um cheiro agressivo a mentol. Depois de o espalharmos o ardor é tanto que parece que a minha nádega está colada à parede de um congelador. A ideia que querem passar é clara: a gordura está a "queimar". 

Depois de ter um filho a acumulação de gordura nas minha nádegas aumenta. Levo sempre algum tempo a acabar com ela mas acaba sempre por desaparecer.
Exercicio físico regular e alimentação saudável de forma consistente. 
Consistente aqui é realmente a palavra chave. Não podem querer acabar com tudo em 30 dias se estiveram a fazer mal as coisas durante 10 anos. Certo?

Paciência e consistência são a palavra de ordem.